Como dar remédio para o seu cachorro?


Na maioria das vezes, os cães são tão espertos que percebem que os remédios estão misturados na água ou nos alimentos que os donos oferecem. Por isso, muitas vezes dar os medicamentos aos seus animaizinhos se torna uma dor de cabeça. Na medida do possível, o animal não precisa ser forçado a tomar um medicamento. Se ele for administrado via oral, decida primeiro se é melhor colocá-lo junto com a água ou a comida. Muitas vezes, os comprimidos são misturados com materiais alimentares e ficam escondidos em meio a quantidade adequada do medicamento e a comida.

Antes de administrar o remédio, atrase por algum tempo a alimentação do cão. Consequentemente, o animal pode ficar com um pouco mais de fome. Nessa hora, dê pouca quantidade de comida sem o remédio e o cão deverá comer bem sem qualquer suspeita e quando fornecer a mistura de comida com o remédio; na maioria das vezes, ele acabará comendo voluntariamente. Se ele resistir, primeiro o deixe bem calmo e abra sua boca. Coloque o comprimido atrás dos dentes das presas, quase atrás do bulbo da língua.

No entanto, tome cuidado para que o medicamento que você está administrando não entre diretamente em órgãos respiratórios, como os pulmões.Se isso acontecer, o cão passará por muitos episódios semelhantes e pode desenvolver uma pneumonia por aspiração com descarga nasal severa.

Em cachorros, basta passar o remédio em volta do lábio superior. Ele lamberá automaticamente a droga com a língua. Assim, a administração se torna perfeita.

Se o medicamento for em forma líquida, não levante muito a cabeça do cachorro e aplique o medicamento com uma seringa ou, com um conta-gotas, encher o bolso labial com o remédio. A fricção contínua no lado da garganta pode estimular a deglutição. Deixar o animal com sede e, em seguida, oferecer água misturada com remédio muitas vezes pode ajudar na ingestão do medicamento.